Exame de Sonoendoscopia no Diagnóstico da Apneia do Sono

Exame de Sonoendoscopia no Diagnóstico da Apneia do Sono – A sonoendoscopia, também conhecida como nasoendoscopia do sono ou endoscopia do sono induzida por fármacos, é uma ferramenta poderosa para estudar as vias aéreas dinâmicas em um paciente adormecido com apneia obstrutiva do sono (AOS). Usando o conhecimento adquirido com a endoscopia do sono, o cirurgião pode adaptar o procedimento cirúrgico à condição específica do paciente.

Continue a leitura e conheça os detalhes deste procedimento.

Em que Consiste o Exame de Sonoendoscopia

Devido à dificuldade em estabelecer o local da obstrução no paciente consciente que realiza o diagnóstico de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), seu diagnóstico e o tratamento são uma questão complexa e multidimensional.

Croft e Pringle foram os pesquisadores que propuseram a endoscopia do sono pela primeira vez em 1991. Usando o midazolam como agente sedativo, eles demonstraram a utilidade de passar um endoscópio de fibra ótica através da cavidade nasal de um paciente adormecido para avaliar estruturas faríngeas com evidências de obstrução.

Exame de Sonoendoscopia no Diagnóstico da Apneia do Sono

Indicações e Contra-indicações

Qualquer paciente que tenha documentado a SAOS e seja um candidato potencial à cirurgia, deve ser considerado para realizar este exame. O procedimento estudará a AOS em tempo real do paciente sob sedação leve, complementando o exame de cabeça e pescoço e a endoscopia acordada.

O paciente ideal deve ter:

  • AOS documentada;
    • Uma via aérea considerada gerenciável pelo anestesiologista e pelo cirurgião;
  • Via aérea nasal e nasofaringe com estrutura que permita a passagem da fibra óptica sem impedimentos.

Contra-indicações absolutas incluem pacientes que estão grávidas ou que têm um histórico conhecido de alergia ao fármaco utilizado para sedação. Outras contra-indicações são obstrução nasal significativa que impede a passagem do laringoscópio de fibra ótica flexível, uma via aérea “insegura”, uma história franca de aspiração e alergias.

A importância do Exame de Sonoendoscopia

Como todos já temos conhecimento, um sono de qualidade é essencial para garantir boas condições de saúde e de qualidade de vida. A privação do sono pode originar uma série de problemas de saúde, incluindo cansaço crônico, perda de memória, obesidade, enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros.

Um dos distúrbios do sono mais comuns é a apneia do sono, caracterizada por interrupções respiratórias do paciente durante o sono. Estudos recentes indicam que a apneia do sono pode atingir entre 3,7% e 26% da população. Entre 80 e 90% das pessoas que enfrentam o distúrbio desconhecem seu diagnóstico.

O distúrbio respiratório apresenta causas multifatoriais e é diagnosticado, geralmente, através de exames realizados em vigília. Exames clínicos, exames de imagem, cefalometria e ressonância magnética são alguns deles. No entanto, os resultados obtidos por estes exames não são necessariamente assertivos e satisfatórios.

Com base no nível e padrão de obstrução das vias aéreas em um paciente com AOS, a endoscopia do sono permite que o médico adapte o plano de tratamento a cada paciente. Isso pode melhorar os resultados da intervenção cirúrgica e / ou minimizar possibilidades de complicações da intervenção.

Papel do Exame de Sonoendoscopia na Escolha do Tratamento

A localização exata das regiões obstruídas auxilia o médico do sono no momento da escolha da abordagem clínica e/ou cirúrgica adequada, assegurando resultados positivos e satisfatórios ao tratamento.

Os resultados obtidos pela sonoendoscopia tem sido satisfatórios até o momento. Trata-se de uma técnica dinâmica, válida e segura, que proporciona resultados mais satisfatórios à escolha do tratamento.

Se você sofre de apneia do sono, não deixe de consultar o médico do sono de sua confiança. Pode ser que o exame de sonoendoscopia auxilie na escolha da abordagem terapêutica adequada, de acordo com suas especificidades.

Não deixe de consultar um especialista e preserve a qualidade de seu sono!

Artigo Publicado em: 26 de julho de 2018 e Atualizado em: 03 de Dezembro de 2019

Comente

Call Now Button