Disfunção Temporomandibular e Distúrbios do Sono

Disfunção Temporomandibular e Distúrbios do Sono
5 (100%) 27 votos

Disfunção temporomandibular

A disfunção temporomandibular é um dos problemas que podem afetar de forma significativa e muito prejudicial a saúde em geral do organismo. Por isso, entender quais são as possíveis causas e as opções para diagnóstico e tratamento é fundamental para conseguir lidar com esta enfermidade corretamente.

A articulação temporomandibular é a área que faz a conexão da mandíbula com o crânio: esta área pode sofrer inúmeros tipos de prejuízos durante o desenvolvimento do organismo, bem como por consequência de diversos fatores externos que irão atuar sobre ela.

O Que é Uma Disfunção Temporomandibular?

Uma disfunção temporomandibular é caracterizada por ser um problema que afeta o funcionamento correto das funções da mandíbula, prejudicando tanto os processos de mastigação, respiração e até mesmo fala, não sendo necessário que todos ocorram em todos os casos.

Há diversos tipos de disfunções temporomandibulares que podem ser analisados em sua ocorrência frequente na sociedade, principalmente em indivíduos adultos, que possuem uma carga de stress incrivelmente grande perante às pressões que o mundo moderno proporciona em suas vidas.

Uma disfunção temporomandibular que está entre as mais comuns, e que geralmente é tratada com menos seriedade do que deveria por seus próprios portadores, é o bruxismo.

Bruxismo: Uma Forma de Disfunção Temporomandibular

O bruxismo é uma forma de disfunção temporomandibular que implica na realização de movimentos de pressão e cerrar dos dentes do portador de maneira involuntária, ocorrendo principalmente durante o período do sono.

O bruxismo faz com que a arcada dentária do paciente possa sofrer danos, bem como a estrutura da face, além de poder causar dores musculares e dores de cabeça devido à incrível pressão que é geralmente exercida pelas pessoas que sofrem desta disfunção temporomandibular.

O Que Causa o Bruxismo?

Há inúmeras causas para que o bruxismo ocorra, e esta é uma enfermidade que pode afetar todas as idades, raças, gêneros e etc. Isso se dá pelo fato de que, em sua maioria, a causa do bruxismo acontece por meio de stress profundo do indivíduo: seja pelo motivo que for.

A realização da pressão com a arcada dentária sobre si mesma é um ato de contração que faz com que a região da boca possa se tornar um tanto quanto rígida, causando prejuízos tanto à arcada dentária quanto à musculatura da face.

Em adultos, por exemplo, situações de extrema tensão como separações, um trabalho que é estressante e que tem um chefe rígido demais que o deixa infeliz, uma complicação com a saúde… há diversos fatores que acabam culminando no processo do indivíduo de liberar a tensão por meio de cerrar os dentes.

O bruxismo infantil é, além disso, extremamente comum: crianças podem sofrer com pressões com as quais ainda não conseguem lidar, afinal, estão também passando pelos processos de aprendizado, e não só na escola, estão passando pelo aprendizado de lidar com suas emoções.

Situações onde a criança possa se sentir pressionada, estressada, onde ela tenha algum trauma relacionado, podem ser o gatilho perfeito para que o seu organismo passe a agir de forma involuntária provocando danos por meio de uma disfunção temporomandibular.

Como Tratar o Bruxismo

O bruxismo, como uma disfunção temporomandibular que não é exatamente visível para todas as pessoas que estão ao redor do portador, precisa de um processo de diagnóstico que seja extremamente detalhado, para que, então, após estabelecer-se as prioridades, possa se dar início ao processo de tratamento.

Nas crianças, a mesma regra é válida, porém, com muito mais afinco! É extremamente crucial que os pais, familiares e cuidadores que convivem diariamente com as crianças estejam prestando atenção à todos os detalhes, fazendo com que suas atitudes possam denotar a ocorrência de alguma disfunção temporomandibular, bem como emocional ou física.

Busque Ajuda de Profissionais Especializados

Para a identificação e tratamento eficaz do bruxismo, é essencial que as pessoas busquem o auxílio de um profissional conhecido como dentista do sono. Ele é especializado em realizar a prescrição de remédios e a criação de um molde personalizado para cada pessoa para a contenção dos movimentos involuntários da mandíbula.

Esta placa precisa ser utilizada pelo paciente durante a noite, e, por meio de sua moldagem personalizada, irá se encaixar completamente na arcada dentária, fazendo com que o mesmo não consiga realizar os processos de contração dos músculos da face que certamente causarão mais malefícios à saúde e o bem estar do paciente.

Além disso, o tratamento psicológico também é crucial para que o paciente possa recuperar sua estabilidade e não sofra mais com o bruxismo, que, em sua maioria é advindo de stress e traumas, portanto, sendo completamente benéfica a realização simultânea dos dois processos de cura.

Um profissional especializado irá proporcionar tratamentos muito mais eficazes, bem como um acompanhamento psicológico irá ser de extremo auxílio para conseguir fazer com que o paciente possa entender melhor quais são as causas de sua disfunção temporomandibular e que estão sendo extravasadas de uma maneira completamente prejudicial à saúde.

Comente