Você sabe o que é uma Clínica do Sono?

Você sabe o que é uma Clínica do Sono?
5 (100%) 21 votos

clínica do sono

O sono é uma parte fundamental da vida de todos os seres humanos: é por meio dele que se dão diversos processos que beneficiam e regeneram a saúde do organismo de maneira geral. Por esta razão, a procura por uma Clínica do Sono tem crescido cada vez mais entre os mais diversos tipos de pacientes.

Os problemas para dormir têm sido cada vez mais comuns em uma sociedade que vive sob um alto e constante nível de stress: as tensões do cotidiano, as pressões em relação aos ambientes familiares, de trabalho, e do convívio humano em geral fazem com que muitas pessoas sofram de problemas para adormecer.

Muitos destes fatores podem passar despercebidos pela maioria das pessoas que estão sofrendo com problemas de sono: o que, em muitos casos, não são diagnosticados corretamente até mesmo pela falta de atenção do próprio paciente em relação às suas desvantagens na hora do descanso.

Noites mal dormidas ou até mesmo sem dormir podem causar enormes danos à saúde do organismo, impossibilitando o mesmo de conseguir regenerar-se, é possível que as pessoas desenvolvam uma série de enfermidades que serão resultado dos processos mal realizados da manutenção da saúde do corpo através do sono.

O Que é Uma Clínica do Sono?

Uma clínica do sono é um local onde estão inseridos diversos tipos de profissionais cujas especialidades envolvem variados fatores que podem ocasionar os problemas do sono.

Ou seja, assim como há inúmeros fatores que fazem com que as pessoas estejam com problemas na hora de dormir, é necessário uma gama de possibilidades na hora de diagnosticar quais são estes problemas.

Quais Tratamentos Uma Clínica do Sono Realiza?

Há diversas causas para inúmeros problemas que podem ocasionar complicações no sono dos pacientes. Isso se dá pela grande quantidade de fatores que podem afetar o desempenho das pessoas em seus cotidianos, sendo necessário, portanto, uma avaliação mais profunda.

Para casos comuns de problemas relacionados ao sono, como pernas inquietas, que se dão pelo agitamento descontrolado das pernas durante o sono, a clínica do sono possibilita a intervenção por meio de remédios que serão prescritos para atender às necessidades específicas de cada paciente, dependendo do grau em que ele estiver.

Já para casos de sonambulismo, a clínica do sono faz tratamentos psicológicos aliados à utilização de remédios que possibilitam a amenização dos sintomas e ocorrência de episódios.

Já a insônia, a mãe dos terrores do sono, pode sofrer tratamentos que envolvem também a utilização de remédios que irão induzir o paciente a melhorar os processos de higiene do sono, fazendo com que o mesmo possa adaptar-se e melhorar sua qualidade de vida.

A clínica do sono também pode realizar tratamentos para os casos de bruxismo, incluindo a recente participação da área de odontologia do sono, que possibilita uma melhoria nos sintomas da doença que faz com que o paciente ranja os dentes incontrolavelmente durante o período de descanso.

A apneia do sono e a sonolência excessiva também encontram tratamentos disponíveis em clínicas do sono, contando com profissionais especializados para lidar com os sintomas de maneira adequada, tanto pela utilização de medicamentos quanto de aparelhos para uma melhor qualidade de vida.

Quais Médicos Encontramos em Uma Clínica do Sono?

De acordo com a pluralidade dos motivos pelos quais os indivíduos podem possuir problemas com o sono, como previamente mencionado, é necessário que o ambiente de uma clínica do sono possua uma série de profissionais que poderão realizar uma análise ampla e qualificada do quadro dos pacientes.

Os profissionais que atuam em uma clínica do sono são os neurologistas, os psiquiatras, psicólogos, e otorrinolaringologistas. Mais recentemente, os profissionais dentistas também estão sendo chamados para atuar na área da clínica do sono por possuírem amplas vertentes de tratamento para distúrbios que afetam o descanso noturno, como a apneia.

Por meio da avaliação específica e detalhada destes profissionais, será fornecido ao paciente um diagnóstico amplo e assertivo das condições que podem estar ocasionando os problemas na hora do descanso, e, a partir daí, pode se dar início aos tratamentos de acordo com a área que está sendo afetada.

Quando Buscar Ajuda em Uma Clínica do Sono?

Os pacientes que sofrem de distúrbios relacionados ao sono geralmente sentem a necessidade de buscar tratamentos para os mesmos quando percebem que suas vidas cotidianas estão sendo diretamente afetadas pela falta de qualidade do sono.

Para distúrbios como a apneia, que, em sua maioria podem passar despercebidos pelo portador, é necessário também levar em conta a indicação de uma clínica do sono por pessoas próximas, dado que estes problemas podem afetar consideravelmente a saúde geral do organismo dos pacientes.

Além disso, a partir do momento em que o indivíduo encontra-se privado e uma vida saudável, notando os efeitos das noites mal ou não dormidas em seu desempenho e funcionamento do organismo no dia-a-dia, buscar a ajuda dos serviços fornecidos em uma clínica do sono se torna fundamental.

Está procurando por uma clínica do sono com profissionais experientes e atendimento diferenciado? Então marque uma consulta e venha conhecer o nosso trabalho.

Comente