Médico do Sono – Quem é este Profissional?

Médico do Sono – Quem é este Profissional?
5 (100%) 202 votos

Médico do Sono?

E como ele pode te ajudar?

Dr. José Antonio Pinto, Médico do SonoO Médico do Sono é o profissional indicado para diagnosticar e tratar problemas que prejudicam o sono reparador. Este especialista estuda as funções do sono, os seus distúrbios e o impacto destes na vida dos indivíduos.

Sabemos que os problemas para dormir estão associados a uma grande variedade de doenças, incluindo disfunção neuro cognitiva e riscos de mortalidade aumentados, especialmente devido a problemas metabólicos e cardiovasculares. Isto porque, quando não dormimos bem, o nosso organismo deixa de executar diversos mecanismos para regenerar-se, já que é durante o sono profundo que esses processos acontecem.

Dada a importância do Médico do Sono para a nossa saúde e qualidade de vida, neste artigo vamos conhecer mais de perto este profissional e como ele pode nos ajudar.

Médico do Sono – O Início de Tudo

O primeiro atendimento de Medicina do Sono no Brasil foi em 1977. No entanto, Peretz Lavie em sua obra Restless Nigths, comenta como encontrou na Conway Library da Escola de Medicina de Harvard mais de 900 artigos médicos do século XIX sobre “Sono” e “Distúrbios do Sono”.

Na realidade, as pesquisas sobre o sono ganharam corpo com a descoberta do sono REM, em 1953. A partir de então, uma explosão de pesquisas foram acontecendo nos campos da eletrofisiologia, farmacologia, bioquímica e otorrinolaringologia, com o reconhecimento dos mistérios do sono.

Este rápido desenvolvimento ficou bem demonstrado com o crescimento das clínicas e laboratórios do sono, que chegaram a 100 nos anos 80, atingindo hoje quase 3.000 nos USA.

Mas Qual é o Médico do Sono?

A Medicina do Sono tornou-se uma especialidade multidisciplinar. Médicos neurologistas, pneumologistas, psiquiatras, otorrinolaringologistas, bucomaxilos, cardiologistas, endocrinologistas, cirurgiões bariátricos, dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas fazem parte do corpo clínico de um Instituto do Sono.

Inicialmente, o Médico Otorrinolaringologista era considerado o último da linha para o tratamento dos distúrbios do sono, indicado apenas para realizar traqueostomias naqueles pacientes com apneia grave, sem outras alternativas. Com um melhor conhecimento sobre as enfermidades do sono, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos específicos, com objetivo de reconstrução das vias aéreas superiores, popularizaram-se nos anos 80 e 90.

Assim, o Otorrinolaringologista é o Médico do Sono indicado para o diagnóstico e tratamento da Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono, por ter uma melhor compreensão sobre como avaliar os pacientes com esta patologia, tendo em conta que 80% deles apresentam múltiplos pontos de colapso das vias aéreas superiores, que devem ser tratados.

Quando Procurar um Médico do Sono

Entre os problemas que afetam a qualidade do sono, estão:

  • apneia do sono;
  • insônia;
  • sonolência excessiva;
  • síndrome das pernas inquietas;
  • bruxismo;
  • sonambulismo.

Quando estes problemas começam a interferir em aspectos como o desempenho profissional ou o tempo com a família, procurar o atendimento de um Médico do Sono pode ser o fator determinante para resgatar a saúde e também a qualidade de vida.

Dr. José Antônio Pinto – O Nosso Médico do Sono

Com trajetórias de vida e de carreira lendárias, o Dr. José Antonio Pinto possui grande participação no desenvolvimento da Medicina do Sono, assim como no crescimento e na modernização desta especialidade.

Com graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (1962) e títulos de especialista em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono pela Associação Médica Brasileira, o Dr. José Antonio Pinto é Diretor do Núcleo de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo, atuando também no Hospital e Maternidade São Camilo, no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

É autor dos livros Ronco e Apneia do Sono, já na 2ª edição, Técnicas Cirúrgicas Avançadas no tratamento do ronco e apneia do sono, Laser em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, mais de 20 capítulos de livros e dezenas de artigos em revistas médicas nacionais e internacionais.

Dr. José Antonio Pinto – Reconhecimento em Nível Internacional

congresso IFOS 2017Introdutor de técnicas inovadoras no diagnóstico e tratamento do ronco e da apneia do sono, o Dr. José Antonio Pinto tem desenvolvido intenso trabalho em nosso país e no exterior, por meio de cursos e palestras. É um dos fundadores e coordenador do Grupo de Estudos Latino-Americano em Roncopatia e Apneia do Sono (GELARA) e membro fundador da International Surgical Sleep Society, entidades internacionais que promovem a difusão do estudo e tratamento das alterações obstrutivas do sono.

Participando ativamente de inúmeras sociedades científicas, tem recebido diversos prêmios e homenagens de reconhecimento por sua contribuição à educação e ao desenvolvimento da Otorinolaringologia no Brasil e no exterior.

Recentemente, contamos com sua participação no 21º Congresso Mundial de ORL da IFOS 2017, em Paris, ministrando uma palestra sobre o procedimento diagnóstico de sonoendoscopia e participando de uma mesa redonda, onde apresentou nova técnica de cirurgia para apneia do sono.

Sua participação também foi de grande importância no 47° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em Florianópolis, com a palestra “A evolução da cirurgia esquelética no tratamento da SAOS” e a Mesa-redonda sobre oTratamento da SAOS.

Hospital Ibirapuera e a Medicina do Sono em São Paulo

Hospital Ibirapuera - Médico do SonoEm meados de 1960, o Dr. José Antonio Pinto juntamente com colegas otorrinos que trabalhavam no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e no Hospital das Clínicas da USP, montaram o IOEP, clínica que atendia pacientes particulares e de alguns convênios, mantendo plantão de 24 horas na especialidade, o que na época era uma grande novidade.

Com o crescimento deste projeto, o grupo decidiu construir um hospital próprio especializado em ORL, na recém inaugurada Avenida Rubem Berta. Em 4 de agosto de 1969, foi inaugurado o Hospital Ibirapuera S.A., com um projeto bastante audacioso em mais de 1.400 m2 de área física.

Sendo o primeiro hospital especializado em São Paulo, o Hospital Ibirapuera tornou-se referência na Otorrinolaringologia paulista e brasileira. Em 1973, foi criado o Centro de Estudos do Hospital Ibirapuera, com seu primeiro presidente o Dr. José Antonio Pinto, que organizou a Residência Médica em Otorrinolaringologia, uma das primeiras no Brasil fora dos centros universitários.

Em 1985, o Hospital Ibirapuera, devido problemas societários, encerrou suas atividades em Otorrinolaringologia, sendo vendido a empresa seguradora na área da saúde.

Dr. José Antonio Pinto e a Residência em Otorrinolaringologia

Com o encerramento do Hospital Ibirapuera, o Dr. José Antonio Pinto fundou o Núcleo de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo, dando andamento ao programa de residência médica em Otorrinolaringologia, que funciona ininterruptamente nestes 36 anos.

Desde 1993, o Curso de Especialização em Otorrinolaringologia do Núcleo de ORL funciona no Hospital e Maternidade São Camilo e em sua sede, na Alameda dos Nhambiquaras, 159, Moema, São Paulo.

Nos 16 anos de existência do Hospital Ibirapuera, foram formados 71 novos otorrinolaringologistas, com nomes de relevância na especialidade. Nos últimos 20 anos, o Núcleo de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono de São Paulo, continuando esta mesma missão, contribuiu com mais 68 novos otorrinolaringologistas distribuídos por todo o país.

Facebook do Médico do Sono

Muitos desafios existem neste campo da Medicina. No entanto, com disposição, empenho e espírito investigativo, é possível torná-los possibilidades de aperfeiçoamento. Esta é a mensagem que recebemos constantemente de nosso Diretor, Mentor e Amigo: Dr. José Antonio Pinto, que reconhece e nos ensina que ser um Médico do Sono é muito mais do que uma especialização, é uma missão de vida.

Precisa visitar o Médico do Sono? Marque sua consulta aqui

Comente