Terapia com Aparelhos Orais para Apneia do Sono

Terapia com Aparelhos Orais para Apneia do Sono – A apneia obstrutiva do sono (AOS) é reconhecida pela comunidade médica e pelo público em geral como uma importante condição médica crônica que pode ter sérias consequências, reduzindo assim o tempo e a qualidade de vida da pessoa. A pressão positiva nas vias aéreas (CPAP) é a terapia mais eficaz, mas nem todos os pacientes estão aptos ou dispostos a usá-la em longo prazo. Para muitos pacientes, a terapia com aparelhos orais para apneia do sono pode ser uma alternativa eficaz.

Terapia com Aparelhos Orais para Apneia do Sono

Neste artigo, conheça melhor a função dos aparelhos orais e o papel do dentista do sono no tratamento desta condição.

Aparelhos Orais para Apneia do Sono

Aparelhos orais, instalados por dentistas qualificados, são um tratamento alternativo para muitos pacientes que não podem usar ou não querem usar a terapia com CPAP.

Existem diversos projetos diferentes, mas na maioria das vezes, geralmente são feitos sob medida. O objetivo principal do dispositivo odontológico é manter as vias aéreas abertas durante o sono, evitando o colapso e o bloqueio do fluxo normal de ar durante a respiração.

A Academia Americana de Medicina do Sono recomendou aparelhos orais para uso em pacientes com ronco primário e AOS leve a moderada. Também pode ser usado em pacientes com menor grau de saturação de oxigênio, relativamente menos sonolência diurna, menor frequência de apneia, intolerantes ao CPAP ou aqueles que recusam a cirurgia.

Terapia com Aparelhos Orais para Apneia do Sono

Aparelhos orais melhoram os níveis de saturação de oxigênio no sangue, pois aliviam a apneia em 20 a 75% dos pacientes. Eles reduzem o índice de apneia-hipopneia (IAH) em 50% ou <10 eventos por hora. Aparelhos orais também reduzem o IAH naqueles que são intolerantes ao CPAP, ou que se recusam a cirurgia.

Os dispositivos dentários não devem substituir a terapia de CPAP para a maioria dos pacientes. É importante uma adequada avaliação da equipe multidisciplinar, incluindo o médico do sono e o dentista do sono, para identificar se um aparelho oral pode ser benéfico ao paciente.

Além disso, a fabricação de um dispositivo oral para tratamento da apneia do sono e sua implementação são habilidades especializadas que devem ser feitas por um dentista qualificado.

O Papel do Dentista do Sono na Adaptação do Aparelho Oral

Dentistas têm sido envolvidos na avaliação e tratamento colaborativo de pacientes com AOS usando dispositivos orais desde as descrições iniciais de sua eficácia na década de 1980. Recentemente, o papel de um dentista na avaliação e tratamento de um paciente em potencial com AOS foi delineado por diretrizes de políticas e práticas publicadas pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) e pela Academia Americana de Medicina Dentária do Sono (AADSM).

Dentistas do Sono têm um Papel

Os Dentistas do Sono têm um Papel Importante na identificação de pacientes com AOS.

Como parte dos exames odontológicos de rotina, os dentistas podem reconhecer uma pequena via aérea superior e outros fatores de risco anatômicos para a AOS e aproveitar a oportunidade para identificar possíveis pacientes por meio de perguntas simples de triagem e / ou questionários.

É importante ressaltar que os dentistas do sono desempenham um papel crucial na avaliação de pacientes com AOS para a adequação do aparelho intraoral, escolhendo e ajustando o aparelho adequado e avaliando o paciente quanto aos efeitos adversos.

Para realizar essas tarefas, é essencial que os dentistas trabalhem em Colaboração com o Médico do Sono. Quando isso ocorre, os pacientes terão a melhor oportunidade para o tratamento efetivo de sua SAOS.

Gostou do Artigo?

Classifique

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos 5

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Call Now Button