XII Simpósio Internacional sobre Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono do Hospital Albert Einstein

Simpósio Ronco e Apneia Einstein. Nos dias 19 e 20 de julho, tivemos a honra de participar do XII Simpósio Internacional sobre Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono do Hospital Israelita Albert Einstein. Veja neste artigo mais informações sobre o evento e nossa participação.

XII Simpósio Internacional sobre Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono

Problemas como ronco e apneia obstrutiva do sono foram temas de debate deste evento. O Simpósio contou com palestrantes nacionais e internacionais da área para discutir as novas tecnologias utilizadas no tratamento de pacientes portadores de distúrbios do sono.

Também foi realizado, no dia 20 de julho, o curso complementar prático para aprimoramento das técnicas cirúrgicas, no qual Dr. José Antonio Pinto e Dr. Arturo Carpes foram professores-palestrantes, ministrando aula e demonstrações práticas sobre cirurgia de base de língua.

Público-Alvo

O Simpósio teve como público-alvo principalmente médicos com especialidades em pneumologia, otorrinolaringologia e Cirurgia de cabeça e pescoço. Além disso, contamos com a presença de pediatras, neurologistas, clínicos gerais e profissionais de variadas áreas da saúde.

Palestrantes

Contamos com a presença de diversos palestrantes nacionais e com a participação internacional do Dr. Nicolas Y. Busaba da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, Otorrinolaringologista e cirurgião com mais de 20 anos de experiência, especializado em rinologia, transtornos de seio paranasal e apneia obstrutiva do sono e respiração desordenada do sono.

Entre os palestrantes nacionais, tivemos a participação do Dr. José Antonio Pinto, com a palestra “Resultados das cirurgias de base de língua – 10 anos de Evolução”, e Dr. Denilson Fomin, médico que compõe a equipe de Medicina do Sono do Hospital Israelita Albert Einstein.

Participação do Dr José Antonio Pinto

O Dr José Antonio Pinto ministrou uma palestra demonstrando a história e evolução da técnica cirúrgica de base de língua para tratamento da apneia do sono, e os principais avanços destas técnicas nos últimos 10 anos.

A apneia obstrutiva do sono moderada a grave frequentemente está associada a colapso das vias aéreas faríngeas em múltiplos níveis, incluindo obstrução a nível da base da língua. Desta forma, cada caso deve ser avaliado para definir quais são os locais de colapso, e a partir deste topodiagnóstico, um plano de tratamento pode ser traçado.

Uma das técnicas mais recentes realizada na atualidade é a utilização de cirurgia robótica para redução do volume lingual, e consequente aumento da área de via aérea faríngea. Entretanto, diversos estudos evidenciaram que sua eficiência é similar a utilização de outra técnica mais difundida. Esta técnica é a radiofrequência com Coblation. Ambas apresentam bons resultados, quando associadas a correção da obstrução de todos os níveis afetados das vias aéreas.

Veja abaixo algumas fotos da palestra:

Curso Prático de Tratamento Cirúrgico e não Cirúrgico para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

No dia 20 de julho, tivemos como parte da programação um curso prático de tratamento cirúrgico e não cirúrgico para a síndrome da apneia obstrutiva do sono, também com a participação do Dr José Antonio Pinto e Dr. Arturo Frick Carpes entre os instrutores.

Veja abaixo os temas abordados no curso:

  • Exame de sonoendoscopia em modelo experimental – técnica e abordagem
  • Polissonografia domiciliar e ambulatorial – parâmetros práticos e principais diferenças
  • Cuidados pré e intra anestésicos e técnicas de intubação difícil
  • CPAP x BI-PAP e diferentes abordagens
  • Tipos de máscaras e aparelhos
  • Aparelhos intra-orais – indicações e contra indicações
  • Tratamentos Cirúrgicos – Técnica cirúrgica em modelo animal:
    • Abordagem nasal através do Holmiun Yag Laser
    • Uvulopalatofaringopatias e contribuição da radiofrequência
    • Cirurgia de base da língua
    • Técnicas de abordagem – Laser do CO2 x radiofrequência
  • Vantagens da cirurgia robótica
  • ​​Cirurgia para avanço maxilo-mandibular

O curso prático envolveu a participação dos professores com os alunos através de modelos experimentais. Abordamos, ainda a prática de exames e técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas para o tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono.

Veja a seguir algumas fotos do curso prático:

Ficamos muito entusiasmados com a realização deste simpósio. E estamos gratos pela oportunidade de dividir nossa experiência e aprender sobre a vivência de outros profissionais da área da medicina do sono. O ronco e a apneia do sono são afecções pouco conhecidas. Tanto pelo público em geral quanto pela classe médica. Temos como uma de nossas missões promover a difusão do conhecimento dessas doenças para preveni-las na nossa população.

fonte
Programa do XII Simpósio Internacional sobre Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono 

Call Now Button