Otorrino SP – Otorrinolaringologia e a Medicina do Sono

Otorrino SP – Otorrinolaringologia e a Medicina do Sono: Recentemente a Academia Americana de Otorrinolaringologia publicou em seu boletim mensal importantes considerações sobre o papel da Otorrinolaringologia na Medicina do Sono, considerações que gostaríamos de trazer à tona à realidade brasileira, já que estima-se que em torno de 70 milhões de americanos sofrem de algum tipo de Distúrbio do Sono, das quais a apneia do sono representa quase 80%.

Otorrino SP – Otorrinolaringologia e a Medicina do Sono

Apesar do sono ocupar um terço das nossas vidas, somente na segunda metade do século XX a Medicina despertou para este complexo Fenômeno.

As pesquisas sobre o sono nasceram em Chicago com Kleitman, ganhando corpo com a descoberta do Sono REM pelo mesmo e seu aluno Asersinsky em 1953.

Desenvolvimento da Medicina do Sono

A partir de então uma explosão de pesquisas fundamentais foram acontecendo nos campos da

  • Eletrofisiologia,
  • Farmacologia,
  • Bioquímica,

com o Reconhecimento dos Mistérios do Sono e seus Distúrbios (Distúrbios do Sono) Medicina do Sono SP.

Este rápido processo de desenvolvimento fica bem demonstrado com o crescimento das clínicas e laboratórios do sono que, a partir da Clínica de Distúrbios do Sono da Universidade de Stanford criada por Dement e seu discípulo Guilleminault em 1970, chegaram a 100 nos anos 80, atingindo hoje quase 3.000 nos USA.

A Medicina do Sono – deixou de ser um campo apenas do Otorrino e tornou-se uma Especialidade Multidisciplinar envolvendo Médicos Neurologistas, Pneumologistas, Psiquiatras, Otorrinolaringologistas, Bucomaxilos, Cardiologistas, Endócrinologistas, Cirurgiões Bariátricos, Dentistas, Fisioterapeutas e também os Nutricionistas.
Otorrino SP - Otorrinolaringologia e a Medicina do Sono

Paralelamente, houve um especial interesse da Indústria Médica no Desenvolvimento de aparelhos para diagnóstico (equipamentos de polissonografia) e tratamento

  • CPAP,
    • CPAP Nasal – O que é e Para que Serve? – O CPAP nasal é um equipamento utilizado no Tratamento da Apneia do Sono, melhorando a qualidade de Sono do Indivíduo. Por estas razões, o CPAP nasal também pode ser utilizado no Tratamento do Ronco, pois Desobstrui as vias Aéreas, Facilitando a Passagem do Ar.
  • Equipamentos Cirúrgicos.

No Brasil, este progresso chegou mais tarde, porém, expandiu-se rapidamente nos anos 90 e transformou-se numa das áreas mais atraentes de estudo e trabalho para oa ORL.

A evolução da Otorrinolaringologia no Tratamento da Apneia do Sono – Otorrino SP

Inicialmente como o ultimo da linha, o Otorrinolaringologista era indicado para realizar traqueostomias naqueles pacientes com Apneia Grave sem outras alternativas.

Posteriormente, com um melhor conhecimento sobre as enfermidades do sono e com a descrição de Guilleminault de que a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) não era um privilegio dos obesos, procedimentos cirúrgicos específicos com objetivo de reconstrução das vias aéreas superiores popularizaram-se nos anos 80 e 90, como a uvulopalatofaringoplastia, cirurgias nasais, de língua e sobre o esqueleto facial.

O que quer dizer a sigla CPAP? CPAP é uma sigla que em inglês (Continuous Positive Airway Pressure), ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas. O CPAP é considerado o tratamento mais eficaz e mais utilizado para o tratamento da apneia obstrutiva do sono.
Depois de um grande entusiasmo inicial, resultados irrealísticos e controversos mostraram-se desanimadores em longo prazo, a grande maioria por indicações imprecisas e inconsistentes envolvendo somente uma área da obstrução, deixando outras áreas colapsáveis sem tratamento.
Isto levou ao descrédito o Tratamento Cirúrgico para a Apneia do Sono, estimulando os tratamentos não cirúrgicos, tentando-se de várias formas demonstrar a pouca efetividade das cirurgias.
Como em toda enfermidade complexa e de múltiplas variáveis, a Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) tem ainda aspectos não explicados em sua fisiopatologia, porém, o Otorrinolaringologista tem hoje uma melhor compreensão sobre como avaliar um paciente com esta patologia, tendo em conta que 80% deles apresentam múltiplos pontos de colapso das VAS que devem ser tratados.

Novas Perspectivas para a Área

No tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço, temos o sistema TNM, um sistema de classificação para os médicos estadiarem diferentes tipos de câncer, com base em determinadas normas, sendo o guia fundamental na seleção do tratamento apropriado.

Contudo, nos Distúrbios Respiratórios sono-dependentes ainda não tínhamos um sistema de estadiamento universalmente aceito, o que agora vamos gradualmente conseguindo como o demonstra o estadiamento proposto por Friedman baseado na posição da língua, no tamanho das tonsilas palatinas e no índice de massa corporal.

Uma avaliação precisa constitui a peça fundamental no bom resultado do procedimento. E vemos atualmente que estas estatísticas melhoram a cada dia, podendo-se falar em Melhora Considerável da Apneia por meio de cirurgias nasais, faríngeas, de base de língua e de avançamento maxilo-mandibular.

O que é CPAP e como funciona? Primeiro vamos entender Como o Aparelho Funciona: o CPAP é um aparelho que envia um Fluxo de Ar Contínuo para as vias Respiratórias, por meio de uma Máscara, evitando a Apneia do Sono. A quantidade do Fluxo de Ar enviado é determinada pela pressão informada no Exame de Polissonografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *