Entidade do Sono

Entidade do Sono
Avalie esta Matéria

O Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de São Paulo (NOSP) constitui em uma entidade jurídica especializada no diagnostico e tratamento das doenças do ouvido, nariz, garganta, cirurgia de cabeça e pescoço e distúrbios respiratórios do sono (Ronco e Apnéia).

     Seu Diretor, Dr. Jose Antonio Pinto e especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Associação Medica Brasileira e Fellow da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

     Dr. Jose Antonio Pinto é  chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital e Maternidade São Camilo, localizado a avenida Pompéia, 1178 bairro da Pompéia, tel. (011) 3872-5922, São Paulo (SP), congregando em sua equipe 12 especialistas e 03 fonoaudiólogas. Atua também no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

     O Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço atende a pacientes em seu consultório sede a Alameda dos Nhambiquaras, 159, Moema, com consultas com hora marcada e também as emergências durante as 24 horas do dia ou em fins de semana no Hospital São Camilo.

        O Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de São Paulo possui Residência Médica em Otorrinolaringologia desde 1973, reconhecida pela ABORL-CCF, com 03 (três) vagas anuais.

     Sendo um centro de excelência, referencia nacional e internacional na especialidade, o NOSP atua nas seguintes áreas:

     –     DOENÇAS DA FARINGE:

            –     Diagnostico e tratamento das faringites, amigdalites, adenoidites, estomatites e demais afecções da cavidade oral.

            –     Cirurgias especializadas com raios laser de CO2 permitem a redução parcial das Amigdalas, através da criptólise, em procedimentos ambulatoriais.

            –     Tumores malignos podem ser diagnosticados previamente e podem ser ressecados através de procedimentos conservadores ou tumores maiores que necessitem cirurgias mais complexas e reconstrutivas.

     –     DOENÇAS DO NARIZ E SEIOS DA FACE:

            –     Procedimentos realizados em consultório através de videoendoscopia permitem a avaliação precisa de Rinites, Sinusites e Tumores Nasossinusais.

            –     Cirurgias endoscópicas ou microscópicas são realizadas no tratamento das rinites e das sinusites. Tumores benignos e malignos são removidos através de cirurgias mais funcionais, com vias de acesso como o “Degloving” na qual não se utilizam incisões externas.

            –     Moderna tecnologia e utilizada no tratamento da obstrução nasal usando-se o laser de CO2 e mais recentemente a radiofreqüência de baixa voltagem (Somnoplastia) e o Laser de Diodo para a redução volumétrica das conchas nasais, sob tratamento ambulatorial e anestesia local.

     –      AFECÇÕES DOS OUVIDOS:

            –     Diagnostico preciso da perda auditiva e das tonturas através de testes de audição e exames do labirinto pela audiometria, impedância e exame otoneurologico.

            –     Tratamento das otites e de suas seqüelas através de tratamentos especializados e cirúrgicos como Timpanoplastia e Mastoidectomias.

            –     A cirurgia da surdez pode ser realizada através de reconstruções de cadeia ossicular ou das estapedectomias pela remoção do estribo e substituição por prótese.

            –     Tumores envolvendo o ouvido (Neurinomas, Glomus) são ressecados através de Otoneurocirurgias.

     –     AFECÇÕES DA LARINGE:

            –     Através de exames Endoscópicos – Vídeolaringoscopia e Videolaringoestroboscopia avaliamos detalhadamente as doenças da Laringe e os problemas da voz .

            –     Estudos computadorizados da voz permitem o diagnostico correto e o acompanhamento da terapia nas disfonias realizadas pela Fonoaudiologia.

            –      Microcirurgias da Laringe com ou sem raios Laser de CO2 são realizadas no tratamento preciso das patologias orgânicas da Laringe.

            –      Dentre os vários procedimentos Fonomicrocirúrgicos ressaltamos o implante de Gordura, Colageno ou Teflon nas atrofias de pregas vocais ou a injeção de Toxina Botulinica nas disfonias espasmódicas.

             –     As técnicas de Fonocirurgia através das tireoplastias são utilizadas no tratamento das paralisias unilaterais, nos casos de mudança de “Pitch”e em outras indicações. O tratamento funcional do Câncer da Laringe e realizado através de microcirurgia da Laringe com Raios Laser de CO2 com excelentes resultados oncológicos e de qualidade vocal.

             –     Cirurgias reconstrutoras nos cânceres mais avançados e nas Estenoses pos-traumaticas podem ser realizadas por via endocopicas com raio Laser de CO2 ou por via externa.

             –     Tumores cervicais benignos e malignos, esvaziamentos cervicais, cirurgias da glândula tireóide e paratireóide, cirurgias das glândulas salivares.

             –     A reabilitação vocal do Laringectomizado pode ser feita atraves de terapia Fonoaudiologa ou do uso de Proteses Fonatorias com excelente qualidade vocal.

     –     DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO

             –     O Núcleo de Otorrinolaringologia de São Paulo tornou-se também um centro de referencia pioneiro no tratamento dos distúrbios respiratórios sono-dependentes como o Ronco e  Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono.

             –     O Ronco pode ser tratado através do laser de CO2 (Laup), da Somnoplastia pela Radiofreqüência de Baixa Voltagem ou da Injeção Roncoplástica com etanol, em sessões realizadas em consultório, sob anestesia local.

             –     Procedimentos maiores são realizados nos casos da Apnéia Obstrutiva, através de uvulopalatofaringoplastias, faringoplastia lateral, faringoesfincteroplastia expansiva, remoção mediana de base de língua com laser de CO2, avançamento de músculo genioglosso, avançamentos maxilo-mandibulares e outros, de acordo com a topografia da obstrução.

            –     Estes casos são avaliados minuciosamente por estudos do sono (Polissonografias), Sonoendoscopia e Cefalometrias.

Comente