Compreenda como a Apneia do Sono Aumenta o Risco de Acidentes de Trânsito

A apneia obstrutiva do sono é uma condição prevalente e potencialmente perigosa entre motoristas de veículos comerciais, sendo uma causa significativa de acidentes com veículos motorizados. Neste artigo, saiba mais sobre como a apneia do sono aumenta o risco de acidentes de trânsito.

Compreenda como a Apneia do Sono Aumenta o Risco de Acidentes de Trânsito

Apneia do Sono Aumenta o Risco de Acidentes de Trânsito

A sonolência diurna excessiva é um sintoma comum da apneia obstrutiva do sono, que pode fazer com que você desperte pela manhã cansado e sem se recuperar apesar de uma noite inteira de sono.

Há implicações significativas da apneia do sono tanto para os motoristas comerciais quanto para os não comerciais. A condição torna-se mais prevalente, à medida que a população envelhece e se torna mais obesa, representando claramente um risco significativo de direção.

Infelizmente, mais de 80% das pessoas com apneia do sono ainda não foram diagnosticadas ou tratadas.

Porque a Apneia do Sono Aumenta a Probabilidade de Acidentes no Trânsito

Até recentemente, a maioria dos acidentes de trânsito fatais era atribuída ao uso de álcool ou outras drogas. Atualmente, os distúrbios do sono, principalmente a síndrome da apneia obstrutiva do sono e a consequente sonolência diurna excessiva, contribuíram para o agravamento desse problema.

A apneia do sono perturba severamente a qualidade do sono e causa sonolência diurna e desatenção, bem como comprometimento cognitivo, baixo desempenho em simuladores de direção e uma taxa de colisão de veículos motorizados 2 a 4 vezes mais alta que o normal.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono também causa déficits neurocognitivos e problemas psicológicos, incluindo perda de memória, concentração e função executiva.

A obesidade, geralmente considerada o resultado de um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares, é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da apneia do sono e consequente sonolência diurna excessiva, especialmente entre os motoristas profissionais. Além disso, a maioria desses profissionais apresenta déficits de sono devido ao turno de trabalho rotativo, sono de duração mais curta, mais fragmentada e frequentemente acompanhada de hipersonolência diurna.

Gravidade dos Acidentes de Trânsito em Pessoas com Apneia

Em geral, os acidentes causados por pessoas com apneia do sono são sérios, em que motorista causa danos materiais e / ou ferimentos pessoais. Eles costumam ocorrer em rodovias onde os limites de velocidade são altos e envolvem um motorista em um veículo que sai da estrada e atinge outro veículo ou objeto em alta velocidade.

Essas colisões graves representam um grande perigo para o motorista com apneia do sono não tratada e para todos os outros motoristas e passageiros nas rodovias. É difícil estimar o número de motoristas com apneia do sono e outros viajantes que podem morrer a cada ano em acidentes automobilísticos como resultado deste distúrbio respiratório do sono.

O Tratamento da Apneia do Sono na Redução do Risco

Estudos recentes mostraram um benefício muito importante do tratamento da apneia do sono com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) em uma redução acentuada nos relatos objetivos de colisões de veículos em contraste a indivíduos com apneia do sono que não fizeram tratamento.

Assim, a avaliação do risco de apneia obstrutiva do sono e o desenvolvimento de métodos eficazes para identificar e tratar os pacientes que apresentam esta condição é uma parte importante para evitar consequências graves de tráfego.

Se você apresenta os sintomas de sonolência diurna ou sente que poderia ter um sono com mais qualidade, procure o médico do sono para uma avaliação.

Call Now Button