Alergias na Primavera – Como se Proteger da Rinite Alérgica Sazonal

Alergias na Primavera – Como se Proteger da Rinite Alérgica Sazonal – A primavera é aquela época do ano em que a temperatura começa a subir e tudo está florescendo. Mas para muitas pessoas, também marca o início da temporada de alergias: um período de corrimento nasal, coceira nos olhos e espirros constantes. Dependendo do que você é alérgico, os sintomas da alergia podem durar até o verão. Isso ocorre porque árvores, gramas e mofo são os gatilhos mais comuns.

Alergias na Primavera – Como se Proteger da Rinite Alérgica Sazonal

Durante a temporada de alergias, seu corpo sofre uma reação imune quando exposto a diferentes alérgenos, formando assim anticorpos específicos para alergias (chamados imunoglobulinas). Esses anticorpos ficam nas células dos olhos, nariz, pulmões e pele. E da próxima vez que você entrar em contato com um alérgeno específico, seu corpo reage liberando substâncias químicas chamadas histaminas, levando a uma reação alérgica.

Sintomas Da Alergias Primavera

Os sintomas da rinite alérgica que vem da Alergias na Primavera podem parecer a princípio os de um resfriado. Mas, diferentemente do resfriado que pode incubar antes de causar desconforto, os sintomas de alergias geralmente aparecem quase na mesma hora de contato com um alérgeno, como pólen ou mofo por exemplo.

Os sintomas incluem coceira nos olhos, ouvidos, nariz ou garganta, espirros, irritabilidade, congestão nasal e rouquidão. As pessoas também podem experimentar tosse, gotejamento pós-nasal, pressão sinusal ou dores de cabeça, diminuição do olfato, ronco, apneia do sono, fadiga e asma.

como-proteger-da-rinite-alergica

como-proteger-da-rinite-alergica

Muitos desses sintomas são a reação exagerada do sistema imunológico, na tentativa de proteger o sistema respiratório vital e sensível dos invasores externos tipo alergias. Os anticorpos produzidos pelo corpo mantêm afastados os invasores estrangeiros, mas também causam os sintomas característicos das respostas das alergias.

As pessoas podem desenvolver rinite alérgica em qualquer idade, mas a maioria das pessoas é diagnosticada com o distúrbio na infância ou início da idade adulta.

Muitas vezes, as crianças podem experimentar alergias alimentares e eczema, ou comichão na pele, antes de desenvolver a rinite alérgica. Isso piora com o passar dos anos e os pacientes desenvolvem alergias a alérgenos internos, como poeira e animais, ou rinite sazonal a pólen de grama, árvores e bolores.

A rinite alérgica também pode levar a outras condições médicas. Pessoas alérgicas a ervas daninhas têm mais chances de ter outras alergias e desenvolver asma à medida que envelhecem. Mas aqueles que recebem imunoterapia, como doses de alergia que ajudam o corpo das pessoas a se acostumar com alérgenos, têm menos probabilidade de desenvolver asma. Alergias na Primavera – Como se Proteger da Rinite Alérgica Sazonal.

Alérgenos Comuns

O alérgeno mais comum é o pólen, um pó liberado por árvores, gramíneas e ervas daninhas que fertilizam as sementes das plantas vizinhas. Como as plantas dependem do vento para fazer o trabalho para elas, a estação da polinização vê bilhões de partículas microscópicas preencherem o ar, e algumas delas acabam nos narizes e bocas das pessoas.

O pólen que fica em flores coloridas raramente é responsável pela rinite alérgica, porque é mais pesado e cai no chão ao invés de ser transportado pelo ar. As abelhas e outros insetos carregam o pólen de uma flor para outra sem nunca incomodar o nariz humano. Alergias na Primavera – Como se Proteger da Rinite Alérgica Sazonal

As alergias a mofo são diferentes. O mofo é um esporo que cresce em troncos podres, folhas mortas e gramíneas. Embora existam espécies de fungos no clima seco, muitos tipos prosperam em condições úmidas e chuvosas e liberam seus esporos da noite para o dia. Durante as estações de alergia da primavera e do outono, o pólen é liberado principalmente durante a manhã e viaja melhor em dias secos, quentes e arejados.

Alergia – Determinando Seus Gatilhos

Antes de tratar alergias ou tentar evitar a causa de seus surtos, você precisa identificar o que está causando seus sintomas.

Se você sabe que você está em um risco aumentado de alergias devido à história familiar, é uma boa idéia para fazer um teste de alergia antes do início da temporada. O exame expõe a pele a pequenas quantidades de substâncias irritantes e é uma maneira eficaz de determinar a que você é alérgico.

Tratamento das Alergias

É importante descobrir exatamente a que substâncias você é alérgico, para planejar uma terapêutica eficaz. O médico otorrinolaringologista pode lhe ajudar a controlar os sintomas, enquanto os testes de alergia indicam as substâncias alérgenas e como podemos impedir as reações exacerbadas do sistema imunológico do corpo em resposta aos alérgenos.

Gostou do Artigo?

Classifique

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos 1

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Call Now Button