Faringoplastia Lateral-Expansiva – Técnica de Cirurgia para Apneia do Sono
No Congresso Mundial de ORL da IFOS (Federação internacional da Sociedade de Otorrinolaringologia), realizado no período de 24 a 28 de junho de 2017 em Paris, o Dr. José Antonio Pinto ministrou uma palestra, onde apresentou a técnica de Faringoplastia Lateral-expansiva. Em abril de 2018 a mesma técnica foi apresentada em Munique pela Dra. Heloisa no congresso ISSS ( Internacional Society of Sleep Surgery) Neste artigo, saiba mais sobre esta nova técnica de cirurgia para apneia do sono.
A Faringoplastia Lateral-expansiva é uma técnica cirúrgica que combina dois procedimentos: a Faringoplastia Lateral e a Expansiva. Esta abordagem cirúrgica modifica as funções dos músculos da garganta, diminuindo o colapso das vias aéreas superiores.
A Cirurgia para Apneia do Sono
O objetivo do tratamento cirúrgico da apneia do sono é reduzir a colapsibilidade das vias aéreas superiores. A faringe desses pacientes é mais colapsável, tanto estruturalmente quanto funcionalmente. As técnicas cirúrgicas de tratamento, além da traqueotomia, reduzem o estreitamento das vias aéreas superiores removendo os tecidos moles do espaço faríngeo ou mobilizando os ossos adjacentes para aumentar a via aérea.
Devido à inervação complexa da faringe, parece improvável que a apneia do sono seja causada por um comprometimento faríngeo funcional focal. Essa impressão pode ser identificada nos achados do exame de imagem. Portanto, as cirurgias devem abordar toda a faringe colapsável.
Recentemente, foi demonstrado que a osteotomia de avanço maxilar e mandibular dá suporte às paredes laterais da faringe através dos músculos constritores e que poderia explicar o sucesso desse tratamento.
Cirurgia para Apneia do Sono – A Faringoplastia Lateral
Outra opção cirúrgica para o tratamento da apneia do sono é a alteração das propriedades da parede muscular da faringe para dissecar toda a faringe colapsável.
A faringoplastia lateral reposiciona a musculatura faríngea, dando suporte à parede lateral da faringe produzindo melhora subjetiva e objetiva do sono em pacientes com apneia do sono, já que manipula diretamente o músculo constritor superior da faringe para aumentar a via aérea superior.
Cirurgia para Apneia do Sono – A Faringoplastia Expansiva
Sabe-se que a parede lateral da faringe contribui para o colapso das vias aéreas superiores em muitos pacientes com apneia obstrutiva do sono (AOS). É difícil criar tensão suficiente nas paredes laterais da faringe para evitar seu colapso.
A faringoplastia lateral tem como objetivo abordar o colapso lateral da parede faríngea em pacientes com apneia obstrutiva do sono. No entanto, no pós-operatório, muitos pacientes apresentaram disfagia prolongada. A faringoplastia expansiva é uma técnica simples que tensiona as paredes laterais da faringe e impede seu colapso em pacientes com apneia obstrutiva.
A técnica consiste basicamente em tonsilectomia, faringoplastia expansiva, rotação do músculo palatofaríngeo, uvulectomia parcial, e fechamento dos pilares tonsilares anterior e posterior. Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou como parte da cirúrgia multinível no tratamento da apneia do sono.
Desenvolvimento da Técnica de Faringoplastia Lateral-expansiva
Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo, avaliado pelo Comitê de Ética e Investigação do Centro Universitário de Hospital Privado na cidade de São Paulo.
Foram revisados registros médicos de pacientes submetidos a Faringoplastia Latera- Expansiva entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016, para tratamento de sintomas da Síndrome da Apneia do Sono. Entre os critérios de exclusão estavam a presença de deformidade craniofacial e obstrução de base da língua.
A Nova Técnica Cirúrgica para Apneia do Sono Apresentada no IFOS 2017 e ISSS 2018
Veja nas imagens a seguir os procedimentos realizados com esta técnica cirúrgica:
Aspecto Inicial
Elevação e Secção do Músculo Constritor da Faringe Superior
Secção do Músculo Palatofaríngeo
Fixação do Músculo Palatofaríngeo, Através do Túnel Palatino
Aspecto Final
Resultados dos Procedimentos
A associação de ambas as técnicas fornece uma melhor expansão das paredes faríngeas, para tratar a obstrução retropalatal e lateral. Veja os níveis de redução do índice de apneia-hipopneia:
Como efeito secundário, foi observado disfagia transitória.
A faringoplastia de expansão lateral representa uma nova estratégia cirúrgica para o tratamento de diminuição do colapso palatal, combinando duas técnicas diferentes já difundidas mundialmente: Faringoplastia Lateral e de Expansão.
O uso destas técnicas em um procedimento único proporciona uma melhora objetiva no sono e na saúde do paciente.
Referências
Cahali MB. Faringoplastia lateral: um novo tratamento para a síndrome da apneia hipopnéia obstrutiva do sono. Laringoscópio 2003; 113: 1961-1968
Pang KP, Tucker Woodson B. Faringoplastia do esfíncter de expansão: uma nova técnica para o tratamento da apneia obstrutiva do sono. Otolaryngol Head Neck Surg 2007; 137: 110–114
Sorrenti G, Piccin O. Faringoplastia de Expansão Funcional no Tratamento da Apnéia Obstrutiva do Sono. Laringoscópio. 2013; 123: 2905-2908
Artigo publicado em: 12/11/2017.
Artigo atualizado em: 22/02/2019.