Ronco

Ronco
5 (100%) 6 votos

Ronco – Um Problema mais Sério do que Você Imagina

 

Uma em cada quatro pessoas ronca habitualmente. O problema é mais freqüente em homens e obesos e, ao longo do
tempo, além de piorar, pode trazer sérios transtornos sociais e a saúde do paciente.

 

Porque as Pessoas Roncam?

O som ruidoso do ronco ocorre quando há uma obstrução ao livre acesso do ar, através das passagens localizadas na
parte de trás da boca e do nariz. Esta é a área de colapso das vias aéreas , o local onde a língua e a parte superior da garganta
encontram o palato mole (céu da boca) e a úvula (campainha). O ronco ocorre quando estas estruturas batem umas nas outras e
vibram durante a respiração. O excesso de tecido, no fundo da garganta, estreita a passagem do ar e contribui para a produção
do ronco.

Roncar é Grave?

A resposta é Sim! Do ponto de vista medico, o ronco perturba o padrão de sono e priva o roncador do descanso adequado, o que
pode causar sérios problemas de saúde ao paciente a longo prazo. Cerca de 5 % dos roncadores apresentam a Apneia obstrutiva
do sono – Caso em que o barulhento é interrompido bruscamente por episódios frequentes de parada respiratória, que duram
mais de 10 segundos cada e podem ocorrer mais de cinco vezes por hora.

Estes episódios podem reduzir a saturação de oxigênio no sangue, aumentando o trabalho cardíaco e expondo o paciente a
graves riscos cardiológicos e neurológicos, tais como hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio e
derrames cerebrais. A apneia faz também com que o roncador não tenha um sono reparador, o que causa sonolência diurna
e traz uma serie de riscos (acidentes no transito, por exemplo), além da redução da capacidade de trabalho.

Sintomas mais Comuns da Apneia Obstrutiva do Sono

Durante a noite
  •  Ronco Alto;
  • Sono Agitado;
  • Paradas respiratórias;
  • Engasgos;
  • Acordar para Úrinar;
  • Pesadelos.

 

Durante o dia
  • Sono não reparador (pessoa acorda com sensação de cansaço);
  • Sonolência Diurna;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Impotência e diminuição da libido;
  • Dor de cabeça Matinal;
  • Boca seca ao acordar.
Ronco tem Cura ?

Diagnóstico e Tratamento:

Pessoas que roncam com facilidade, em qualquer posição, devem procurar um medico. Através de um exame completo do
nariz, boca, garganta, palato e pescoço, o otorrinolaringologista realizará diagnóstico e indicará o tratamento adequado. O
laboratório do Sono do Hospital e Maternidade São Camilo conta com profissionais renomados e modernos equipamentos
necessários ao correto diagnostico do ronco, como a polissonografia, um exame que determina a gravidade do ronco e da apneia,
e o efeito sobre a saúde do paciente.

Entre os tratamentos existentes podemos destacar:

  • Orientação clinica geral e dietética;
  • Adaptação de aparelhos intra-orais;
  • Adaptação de aparelhos de respiração (PAPs);
  • Cirurgias avançadas para apneia grave (uvulopalatofaringoplastias, cirurgias nasais, de base de língua

Dicas de Auto-Ajuda para o Roncador

Um médico é sempre necessário, nossas dicas aqui são para um primeiro momento. Marque uma consulta em nosso
núcleo do sono.

  • Perder peso – praticar exercícios e adotar alimentação saudável;
  • Não ingerir tranquilizantes, soníferos, ou anti-histamínico antes de dormir;
  • Evitar álcool, lanches ou refeições pesadas, pelo menos, quatro horas antes de dormir;
  • Dormir de lado ao invés de dorso;
  • Manter a cabeceira da cama 10 cm elevada.

Ronco: Sem Graça, Porem Curável

Ao menos 45% dos adultos normais roncam ocasionalmente e 25% habitualmente. O problema do ronco e mais freqüente em homens, pessoas obesas, e piora com a idade.

Mais de 300 dispositivos estão registrados na Central de Patentes e Marcas dos Estados Unidos como cura para o ronco. Alguns são variações da antiga idéia de costurar um bolso nas costas do pijama que caiba uma bola de tênis para forçar o roncador a dormir de lado (o ronco frequentemente e pior quando a pessoa dorme de barriga para cima). Alguns dispositivos reposicionam a mandíbula para frente, outros abrem a passagem aérea nasal, outros condicionam a pessoa a não roncar produzindo um estimulo desagradável quando ocorre o ronco. Mas se você ronca, a verdade e que isto não esta sob seu controle consciente ou inconsciente, se dispositivos anti-ronco funcionam e porque eles o mantém acordado.

O QUE CAUSA O RONCO?

O som ruidoso do ronco ocorre quando ha uma obstrução a livre passagem de ar através da parte de trás da boca e nariz. Esta e a área colapsavel das vias aéreas, aonde a língua e a parte superior da garganta encontram o palato mole (céu da boca) e a úvula (campainha). O ronco ocorre quando estas estruturas batem umas nas outras e vibram durante a respiração.

PESSOAS QUE RONCAM PODEM SOFRER DE:

–     Tônus muscular reduzido na língua e garganta. Quando os músculos estão demasiadamente relaxados, por ingestão de álcool ou drogas, isto causa sonolência, a língua cai para trás e os músculos da garganta fecham lateralmente as vias aéreas, isto também acontece em sono profundo.

–     Tecido da garganta excessivamente volumoso. Crianças com aumento de amídalas e adenóides, pessoas obesas com excesso de gordura no pescoço,

–   Cientes com cistos ou tumores cervicais, apesar destes últimos serem raros, fazem volume e frequentemente levam ao ronco.

–    Palato mole e / ou úvula longa. Um palato mole (céu da boca) longo estreita a abertura do nariz na garganta. Quando vibra age como uma válvula móvel e barulhenta, durante a respiração relaxada. Uma úvula (campainha) longa faz barulho muito pior.

–     Vias aéreas nasais obstruídas. Um nariz obstruído ou bloqueado requer esforço extra para puxar o ar através dele. Isto determina um vácuo exagerado na garganta puxando os tecidos moles, resultando em ronco. Portanto em algumas pessoas o ronco ocorre apenas durante quadro de rinite alérgica ou infecções sinusais (sinusites). Deformidades do nariz ou septo nasal também podem levar a obstrução das vias aéreas nasais.

RONCAR E GRAVE?

     Socialmente?
–    Sim
–     Pode ser, quando o roncador e objeto de ridículo e leva os outros a noites mal dormidas e rancorosas.

     Do Ponto de Vista Medico?
–    
Sim
–     Pois perturba o padrão de sono e priva o roncador de descanso adequado. Quando o ronco e severo pode causar sérios problemas de saúde a longo prazo.

Quando o ronco barulhento e interrompido por episódios freqüentes de parada respiratória, passa a ser conhecido como Apnéia Obstrutiva do Sono. Episódios significantes duram mais que 10 segundos cada e ocorrem mais de 07 vezes por hora. Pacientes graves tem centenas desses eventos por noite. Esses episódios podem reduzir a saturação de oxigênio no sangue aumentando o trabalho cardíaco.

O efeito imediato da Apnéia do sono e que o roncador e forcado a ter um sono superficial para manter a tensão muscular e o fluxo aéreo para os pulmões. Por causa disto o roncador não tem um sono adequadamente profundo e reparador, acorda cansado, tem sonolência diurna, e motorista perigoso (sonolento) e tem redução da capacidade de trabalho. Apos muitos anos de doença ha aumento da pressão arterial e problemas cardíacos podem ocorrer.

   DIAGNOSTICO, PROGNOSTICO E TRATAMENTO
Ha cura para o ronco grave?
–     Roncadores graves, aqueles que roncam em qualquer posição ou são motivo de separação familiar, devem procurar auxilio medico para descartar que a Apnéia do Sono seja o problema. O Otorrinolaringologista ira realizar exame completo do nariz, boca, garganta, palato e pescoço. Uma polissonografia pode ser necessária para determinar a gravidade do ronco e o efeito deste sobre a saúde do roncador.

Tratamento depende do diagnostico. O exame ira determinar se o ronco e causado por Apnéia Obstrutiva do Sono, alergia nasal, infecção, deformidade ou aumento de amigdalas e adenóides.

O ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono respondem a vários tratamentos :

–   Uvulopalatofaringoplastia (UPFP): e cirurgia que trata a Apnéia Obstrutiva do Sono, enrijece os tecidos moles da garganta e palato e expande as passagens aéreas. E feita sob anestesia geral e exige internação hospitalar.

–  Uvulopalatoplastia a Laser (LAUP): trata o ronco e a Apnéia Obstrutiva do Sono leve e moderada pela remoção da obstrução nas vias aéreas. O laser e usado para vaporizar a úvula (campainha) e uma porção especifica do palato mole (céu da boca), em pequenos procedimentos seriados, no consultório, sob anestesia local.

– Somnoplastia (SM): e um procedimento minimamente invasivo, que pode ser feito em pacientes externos. Utiliza-se um eletrodo agulhado que emite energia de radiofreqüência para retrair o excesso de tecido das vias aéreas superiores, incluindo palato mole e úvula (para o ronco), base da língua (para apnéia obstrutiva do sono) e conchas nasais (para obstrução nasal crônica).

–  Cirurgias de Avançamento Maxilo-Mandibular (AMM): e procedimento cirúrgico que trata a Apnéia do Sono grave. Previne o colapso da hipofaringe, pois puxa os músculos linguais para diante, desta forma abrindo as vias aéreas obstruídas. E indicado nos casos graves e que tenham alterações dos ossos da face.

–    Se o paciente não quiser ser submetido a procedimento cirúrgico ou este for de alto risco, deve dormir toda noite com mascara nasal que promove pressão positiva continua nas vias aéreas (CPAP – Continuous Positive Airway Pressure) na garganta.
–   Uma crianca roncadora crônica deve ser investigada para problemas nas amigdalas e adenoides. Uma adenoamigdalectomia deve ser benéfica para o retorno da saúde plena da criança.

AUTO AJUDA PARA O RONCADOR LEVE !!!

–    Adultos que sofrem de ronco leve ou ocasional devem tentar as seguintes recomendações:

1) Perder peso, adotando estilo de vida atlético e hábitos alimentares saudáveis.

2) Não ingerir tranqüilizantes, soníferos, ou anti-histaminicos antes de dormir.

3) Evitar álcool pelo menos 04 horas e lanches ou refeições pesadas pelo menos 03 horas antes de dormir.

4) Manter sono regular .

5) Dormir de lado ao invés de dorso.

6) Manter cabeceira da cama 10 cm elevada.

 

Lembre-se, ronco significa obstrução respiratória, e obstrução pode ser grave. Roncar não e engraçado e tem cura!!!

 

 

 

Perguntas Mais Frequentes Sobre o RONCO

     E comum o ronco?
Uma entre quatro pessoas ronca habitualmente. O problema e mais frequente nos homens e nos obesos, piorando com a idade.

     Quais os tratamentos existentes para o ronco?
Variam desde a mudança de posição durante o sono ,diminuição do peso, uso de dispositivos (mascaras)para administração de oxigênio, ate cirurgias para a remoção do excesso de tecidos da garganta, incluindo a úvula(campainha), palato mole e mesmo as amigdalas.

     O que causa o ronco?
Na maioria das vezes o ronco esta relacionado com a obstrução da respiração durante o sono. Esta obstrução ocorre quando os músculos do palato, a úvula(campainha) e algumas vezes as amigdalas, estão relaxadas durante o sono profundo e produzem um ruído vibratório quando o ar passa.
O excesso de tecido no fundo da garganta estreita a passagem do ar e contribui para a produção do ronco.

     Você deve se preocupar com o ronco?
Socialmente, o ronco e‚ um ruído desagradável, causando noites mal dormidas aos membros da família e as pessoas que dormem no mesmo quarto. Da mesma forma, o ronco perturba o sono do roncador, fazendo com que o sono não seja repousante.
Finalmente, o ronco pode ser um indicador da apnéia obstrutiva do sono, com paradas respiratórias, o que constitui um serio problema medico.

    O que e apnéia obstrutiva do sono?
A apnéia obstrutiva do sono e diagnosticada quando o ronco intenso e interrompido por episódios de completa parada da respiração. Esta condição pode ser seria e ate mesmo fatal se estes episódios durarem mais de 10 segundos e ocorrerem mais de sete vezes por hora.
Estes episódios obstrutivos reduzem os níveis de oxigênio do sangue para o cérebro, forçando o roncador a permanecer em um estagio de sono mais leve, mantendo os músculos de garganta mais tensos.
Isto impede que a pessoa tenha um sono repousante, tornando-as sonolentas durante o dia.

     O que e tratamento com laser?
O tratamento com laser e como uma visita ao dentista. O paciente e tratado no próprio consultório, sentado e perfeitamente acordado em uma cadeira confortável.
Apos anestesia local, o laser e usado para vaporizar os tecidos em excesso na garganta, sem queimaduras, removendo camada por camada dos tecidos, como se tirássemos a casca de uma cebola.
Esta moderna técnica com laser impede o sangramento e a dor pós-operatória.
Estes procedimentos são realizados em sessões que levam vinte minutos e o tratamento final pode exigir de uma a cinco sessões com intervalos de um mês.

     O que e tratamento com Somnoplastia?
Utilizando baixos níveis de energia de radiofreqüência, a somnoplastia foi desenvolvida para produzir a redução de tecidos edemaciados nas vias aéreas superiores (palato, amigdalas, língua, conchas nasais).
Através de eletrodos aplicados sobre a área desejada, a energia calórica e liberada produzindo coagulação abaixo da mucosa. Dentro de um período de 3 a 6 semanas ela e reabsorvida pelo organismo levando a reducao volumetrica dos tecidos.
Este tratamento promove a abertura das passagens aéreas sendo indicado nos casos de ronco, apnéia obstrutiva do sono e das rinites.
Sendo um método pouco invasivo e de morbidade mínima, e realizado em consultório, durando alguns minutos, sob anestesia local, sem sangramentos, indolor, permitindo ao paciente retorno imediato a suas atividades normais.
O equipamento consiste de um sistema de radiofrequencia de baixa voltagem conectado a eletrodos descartáveis que liberam a energia por uma ou mais agulhas, sendo a quantidade de energia totalmente controlada de acordo com o caso.

     Quais são as vantagens destes tratamentos?
–    Tratamento ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar;
–    Anestesia local;
–    As sessões múltiplas evitam a dor, permanecendo uma discreta sensação de irritação na garganta por alguns dias;
–    A alimentação e a fala não são afetadas;
–    Não ha sangramento;
–    Os pacientes retornam as atividades normais apos cada sessão;
–    A principal vantagem destes tratamentos, e que eles funcionam.
–    Uma redução imediata no ronco e comum, com melhora significativa ocorrendo apos a segunda sessão.
–    Em 85% dos pacientes, o ronco e curado, enquanto os 12% adicionais referem-se a um reduzido nível de ronco.

     Como saber qual tratamento e bom para você?
Você dever consultar um medico Otorrinolaringologista, ser submetido a um exame otorrinolaringológico completo, incluindo endoscopia das vias aéreas superiores (nasofaringoscopia flexível), par determinar qual o tratamento e indicado para o seu caso.

 

 

SOMNOPLASTIA

MODERNA TECNOLOGIA NO TRATAMENTO DO RONCO

DA APNÉIA DO SONO E DAS RINITES

 

Utilizando baixos níveis de energia de radiofreqüência, a somnoplastia foi desenvolvida para produzir a redução de tecidos edemaciados nas vias aéreas superiores (palato, amídalas, língua, conchas nasais).

Através de eletrodos aplicados sobre a área desejada a energia calórica e liberada produzindo coagulação abaixo da mucosa que dentro de um período de 3 a 6 semanas e reabsorvida pelo organismo levando a redução volumétrica dos tecidos.

Este tratamento promove a abertura das passagens aéreas sendo indicado nos casos de ronco, apnéia obstrutiva do sono e das rinites.

Sendo um método pouco invasivo e de morbidade mínima, e realizado em consultório, durando alguns minutos, sob anestesia local, sem sangramentos, indolor, permitindo ao paciente retorno imediato a suas atividades normais.

O equipamento consiste de um sistema de radiofreqüência de baixa voltagem conectado a eletrodos descartáveis que liberam a energia por uma ou mais agulhas, sendo a quantidade de energia totalmente controlada de acordo com o caso.

Comente