A Voz na Terceira Idade – Conheça a Presbifonia

A Voz na Terceira Idade – Conheça a Presbifonia
5 (100%) 5 votos

A presbifonia consiste nas alterações que acontecem com a voz na terceira idade. Conforme envelhecemos, pode-se notar alterações na voz, como dificuldade para falar ou um tom de voz aumentado ou reduzido.

Com a leitura deste artigo, saiba mais sobre as causas e tratamentos para estas alterações da voz relacionadas ao avanço da idade.

voz-na-terceira-idade

A Voz na Terceira Idade

Embora muitos adultos com mais idade consigam preservar sua voz, os problemas de volume, apoio respiratório, rouquidão e fadiga para falar estão cada vez mais enviando estes indivíduos a médicos otorrinolaringologistas.

As alterações que acontecem com a voz à medida que envelhecemos podem incluir: maior volume da voz, para os homens; redução do tom para as mulheres; reduzida projeção da voz e resistência vocal, além de tremor da voz.

A voz da mulher geralmente se torna mais aguda inicialmente e gradualmente mais estridente, enquanto a voz do homem se torna mais aguda à medida que as pregas vocais se alongam.

Estes problemas relacionados ao envelhecimento da voz se desenvolvem com a idade e podem afetar o paciente social e emocionalmente, possivelmente levando a condições de isolamento e depressão.

A Voz na Terceira Idade – Causas da Presbifonia

Parte das alterações na voz que acontecem com o avanço da idade decorre de outros processos relacionados ao envelhecimento: perdemos massa muscular, as membranas mucosas tornam-se mais finas e secas, a capacidade pulmonar diminui e perdemos parte de coordenação muscular.

Também podem ocorrer alterações na região da garganta, como atrofia das cordas vocais ou na sua estrutura.

Dentro do processo de envelhecimento, pacientes com mais de 65 anos com queixa vocal passam a apresentar atrofia das pregas vocais. O colágeno destas estruturas perde o tipo de organização em formato de “cesta de vime”, o que leva a segmentos mais desordenados ao longo de suas camadas. Há também perda de ácido hialurônico e de fibras elásticas.

Com essa perda das propriedades viscoelásticas e afinamento da prega vocal, juntamente com a atrofia do músculo da laringe, leva ao fechamento glótico incompleto, escape aéreo, alterações na tensão da prega vocal e diminuição da resistência vocal.

A Voz na Terceira Idade – Quando Procurar Ajuda

Quase todos os problemas relacionados ao envelhecimento da voz são tratáveis. E da mesma forma que rouquidão e dificuldades vocais podem ser apenas um sinal de envelhecimento, também podem indicar que algo está errado com sua saúde vocal.

Uma avaliação com o médico otorrinolaringologista poderá descartar problemas de saúde mais graves e sugerir tratamentos para ajudá-lo a recuperar sua voz.

A Voz na Terceira Idade – Tratamento da Presbifonia

A fonoaudiologia é o tratamento de primeira escolha para a presbifonia, sendo eficaz para ajudar os idosos a projetar sua voz de forma mais satisfatória e com menos esforço. Um fonoaudiólogo pode criar um programa de condicionamento físico para ajudar a melhorar a saúde da sua voz.

Em alguns casos, o tratamento médico ou cirúrgico pode ser uma opção para ajudar a melhorar a força, firmeza ou resistência da sua voz.

O preenchimento com  alguns materiais nas pregas vocais e a tireoplastia bilateral por medialização são escolhas cirúrgicas adequadas para o tratamento da voz envelhecida, demonstrando melhora na qualidade de vida dos pacientes que receberam indicação para esta modalidade terapêutica.

A Voz na Terceira Idade – Prevenção da Presbifonia

Mesmo que a presbifonia seja causada pelo envelhecimento, isso não significa que todas as pessoas vão vivenciar essas dificuldades. Sua condição física geral, como saúde, postura, respiração e condicionamento físico podem afetar sua voz muda à medida que você envelhece.Diagnóstico

Até mesmo para as pessoas que ainda não tenham experimentado nenhuma mudança relacionada à idade em sua voz, é uma boa ideia começar a exercitá-la. Assim como programas de condicionamento físico podem ajudar a manter seu corpo forte com a idade, exercícios para a voz podem ajudar a mantê-la saudável.

Conte com o seu médico otorrinolaringologista de confiança para ajudar a manter a qualidade da sua voz por muitos anos.

Comente