Sangramento no Nariz – Saiba Mais

sangramento-no-nariz-saiba-mais

O sangramento no nariz, é uma queixa comum raramente considerada uma ameaça à vida, mas pode causar preocupação significativa, especialmente entre pais de crianças pequenas.

Continue a leitura para saber mais sobre esta condição, porque ela acontece e quando é um motivo para preocupação.

O Sangramento no Nariz

Uma hemorragia nasal é uma perda de sangue ativa do tecido que reveste seu nariz. Pode afetar ambas as narinas, mas na maioria das vezes ocorre em apenas uma.

A maioria das hemorragias nasais é benigna, autolimitada e espontânea, mas algumas podem ser recorrentes. Quando a atenção médica é necessária, geralmente é por causa da natureza recorrente ou severa do problema.

Sangramento no Nariz – Porque Acontece

O nariz tem muitos vasos sanguíneos para ajudar a aquecer e umedecer o ar que respiramos. O sangramento geralmente ocorre quando a mucosa nasal sofre algum tipo de lesão e os vasos ficam expostos e se rompem.

A causa mais comum de hemorragias nasais são a secura (frequentemente causada por extremos de temperatura), quando o muco no nariz torna-se mais seco, podendo causar alguma lesão na mucosa. Outras causas podem ser resfriados, alergias ou uso de substâncias ilícitas como a cocaína.

O sangramento no nariz ainda pode ocorrer se você estiver tomando medicamentos que interferem com a coagulação do sangue, como a aspirina ou alguns anticoagulantes. Às vezes, a causa das hemorragias nasais não pode ser determinada.

Sangramento no Nariz – Quando se Preocupar

Algumas hemorragias nasais ocorrem nos grandes vasos na parte de trás do nariz, podendo ser perigosas, mas sua ocorrência é mais comum em idosos e frequentemente devido à hipertensão arterial, aterosclerose, uso diário de aspirina ou distúrbios hemorrágicos. É importante ficar atento, pois quanto mais velho o paciente, mais grave é o sangramento nasal.

É necessário buscar cuidados médicos se uma hemorragia nasal continuar por mais de 20 minutos. Você também deve consultar um médico se ocorrer após uma queda ou um soco, especialmente se existe a possibilidade de um nariz quebrado, já que pode indicar a ocorrência de uma hemorragia interna.

Hemorragias nasais frequentes juntamente com hematomas podem ser sinais iniciais de leucemias, distúrbios da coagulação sanguínea ou dos vasos sanguíneos, ou um tumor nasal.

Sangramento no Nariz – O que Fazer

O sangramento nasal pode ser assustador, mas tente manter a calma, até mesmo para não tornar o sangramento mais intenso.

Durante uma hemorragia nasal, sente-se e incline-se um pouco para a frente, com a cabeça em um nível acima do coração, para reduzir o sangramento. Incline-se para a frente para que o sangue seja drenado pelo nariz em vez de descer pela garganta. Inclinar-se para trás, poderá fazê-lo engolir o sangue e irritar seu estômago.

Com o polegar e o dedo indicador, aperte a parte macia do nariz, até que o sangramento pare, o que ocorre geralmente em 5 minutos. Se o sangramento persistir, segure-o novamente por mais 5 a 10 minutos.

Procure atendimento médico se o sangramento continua por mais de 20 minutos.

Sangramento no Nariz – Prevenção

As hemorragias nasais podem ser evitadas seguindo algumas recomendações:

  • Mantenha as unhas das crianças curtas para desencorajar de cutucar o nariz.
  • Evite os efeitos do ar seco, utilizando um umidificador.
  • Parar de fumar. Fumar resseca o nariz e também o irrita.
  • Abra a boca quando espirrar.
  • Faça lavagem nasal frequentemente para manter a umidade da mucosa nasal.

Manter em dia o acompanhamento com o seu médico otorrinolaringologista de confiança é muito importante para a sua saúde nasal.

Gostou do Artigo?

Classifique

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos 16

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Comente

Call Now Button